Será implantado em Capim Grosso Complexo Industrial de Resíduos Sólidos

0
O lixão de Capim Grosso, localizado às margens da BR 324, altura da entrada do Povoado de Caiçara, é um dos grandes problemas ambientais do município. Algumas medidas foram tomadas como a assinatura do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, lavrado pelo Ministério Público, além do pedido da  criação de um aterro sanitário, solicitado pela sociedade civil representada pelo Pe. Xavier, no entanto nenhuma solução concreta foi tomada.
Na últma sexta-feira (12) foi firmado um acordo entre a prefeita do município Lydia Fontoura Pinheiro e Nelson Santos Araújo, sócio proprietário da Empresa CONSEO Consultoria Serviços e Obras, com sede em Salvador, selando o começo do processo que pede o encerramento das atividades do lixão, em no máximo dois anos, para o início das atividades do Complexo Industrial de Resíduo Sólido e Reciclável para a produção de Energia Elétrica e Biogás.
A assinatura do convênio conta ainda com a participação da SUTICO, empresa alemã, com ramificações na Polônia, Espanha, Inglaterra e no Brasil. Segundo informações esta empresa desenvolve ações no tratamento do lixo desde 1985. O projeto terá um investimento de US$ 160 milhões de dólares e será implantado em um terreno adquirido pela Prefeitura, localizado na  Fazenda Pangolinha, às margens da BR 407, informou o Secretário da Administração Geral, Luís Fontoura.

Sobre a participação de  outros municípios no projeto, Nelson afirmou: “Acredito que será um grande desafio agregar mais municípios, já que Capim Grosso, não produz quantidade de lixo suficiente, mas todos entenderão a necessidade de atender a legislação e fugir de problemas com o Ministério Público, encerrando assim os lixões de suas cidades e ainda contribuindo para a produção de energia elétrica e biogás”, disse.

Informações e imagem: VR14
Leave A Reply

Your email address will not be published.