Deputado David Rios natural de Pé de Serra, comemora os 33 anos de emancipação política da cidade

0

Os 33 anos de emancipação política do município de Pé de Serra, situado na Bacia do Jacuípe foram saudados, nesta terça-feira  (20), por um filho ilustre da terra: o deputado estadual Dr. David Rios. O município foi criado, em 20 de março de 1985, depois que foi desmembrado de Riachão do Jacuípe. Dr. David Rios tem muito orgulho do solo em que nasceu e motivos suficientes para se alegrar com esta data, afinal de contas, ele e sua família, sempre tiveram sólidas raízes fincadas em Pé de Serra, a exemplo de seu avô paterno, Leonel Carneiro Rios, o “Velho Gaspar”, pessoa muito querida no município e que ,hoje, empresta o nome à praça do Mercado. A mãe do médico e deputado, a Professora Eurides Rios, sempre foi muito estimada na cidade pelos serviços que prestou a educação de mais de uma geração de serrenses. “Como filho de Pé de Serra sou testemunha da bondade, da força, da coragem e do espírito de luta do povo de Pé de Serra, sempre forte, altivo, corajoso, solidário e hospitaleiro. Neste dia festivo, quero parabenizar todos os meus conterrâneos e desejar um futuro de paz e prosperidade para o meu Pé de Serra”, almejou o deputado.

A HISTÓRIA DE PÉ DE SERRA

A cidade de Pé de Serra se localiza nas encostas da Serra do Leão, entre as duas principais serras, a do Leão, e a Serra do Bugio. Por volta de 1745, três irmãos portugueses explorando uma vasta região em busca de terras férteis, acamparam próximo a Riachão do Jacuípe, na época, uma fazenda de gado. Certa vez continuando o trabalho exploratório, levaram consigo uma cadela que se perdeu, reaparecendo dias depois no acampamento. Deram a ela água e comida. Surpreendendo a todos a cadela comeu o alimento oferecido, mas não bebeu a água embora fosse tempo de seca.

Desconfiados, passaram a observá-la. Algum tempo depois perceberam a cadela entrar em uma moita de gravatá e de lá sair toda molhada. Dessa forma foi descoberto um poço minadouro, ao qual deram o nome de “Brejo do Pé de Serra”. Daí a origem do nome “Pé de Serra”. O município foi emancipado em 20 de março de 1985, desmembrado de Riachão do Jacuípe.

ASCOM

Leave A Reply

Your email address will not be published.