Deputado David Rios parabeniza Riachão do Jacuípe pelos 140 anos

0

Nascido na pequena Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe, o deputado estadual David Rios congratulou, nesta quarta-feira (1º de agosto) o povo de Riachão do Jacuípe pelos 140 anos de emancipação política do município. “Para mim, hoje também é um motivo de festa e alegria. Primeiro pelos laços fraternais que eu e minha família sempre mantivemos com esta cidade bonita e hospitaleira, onde temos parentes e inúmeros amigos e com a qual, como homem público, tenho um compromisso com o seu progresso e desenvolvimento”, ressaltou Dr. David.

Ítalo Felipe, José Cândido e o deputado David Rios

Ele disse que também se considera um jacuipense, pois, nasceu em Pé de Serra, quando esta pertencia a Riachão do Jacuípe, onde foi registrado. “Isso é bastante para me ligar, de forma permanente e telúrica, à esta cidade que sabe honrar e preservar as melhores tradições do sertão, como a honra, a coragem e solidariedade”, garantiu o deputado, que, no ano passado, já havia apresentado Moção de Congratulação pelos 139 anos de emancipação político do município.

AS ORIGENS

Riachão do Jacuípe surgiu como consequência da penetração do sertão baiano, a partir da segunda metade do Século XVI, quando diversas sertanistas adentraram pelas matas na guerra com os índios, na captura de escravos fugitivos e também na busca também de minérios e pedras preciosas que sabe honrar e preservar as tradições do sertão”. O município foi criado pela Lei Provincial nº. 1.823 de 1 de agosto de 1878 e elevado à categoria de vila (equivalente a município, na atualidade) com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Riachão do Jacuípe. Tronco fértil e generoso, Riachão do Jacuípe deu origem os outros municípios como Conceição do Coite, Ichu, Candeal, Capela do Alto Alegre Gavião, Pé de Serra e Nova Fátima”, destacou o deputado.

Foto: SkayVision

Leave A Reply

Your email address will not be published.