Está tramitando na Câmara Municipal de Conceição do Coité um projeto de lei de autoria do vereador e vice-presidente da casa Ernandes Lopes da Silva, conhecido por “Ernandes de Tó” (PSD) que proíbe a realização de festas profanas na Praça da Matriz.
O vereador argumenta que é importante o respeito as crenças religiosas do município e Constituição Federal de 88 preconiza, que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. O edil esclarece ainda, que em seu projeto, continua sendo permitida realização de atividades culturais no âmbito da Praça 8 de Dezembro, considerando o cronograma e a agenda religiosa da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Coité.
O parlamentar diz ter ouvido o apelo do bispo e padres para que fossem tomadas providências neste sentido. “Considerando que ‘a praça é do povo’ mas também tem que se ter respeito as pessoas que professam a fé católica, e que praticamente celebram sua vida e sua história naquela praça, começamos a estudar o caso e procuramos buscar o aparato legal, que venha assegurar o direito de qualquer cidadão manifestar sua fé”, afirmou o vereador
Ernandes assegura que não foi motivada pela última festa realizada nos dias 5 e 6 de julho, no aniversário da cidade, mas um projeto antigo que agora é possível. Lembrando que a última festa foi tranquila em termos de segurança.
Informações e imagem: Calila Notícias