Mulheres da agricultura familiar, pais e alunos se reuniram na manhã desta quinta-feira, 09, no povoado de Barra no município de Ichu em um protesto em frente ao Colégio Municipal Santo Antônio. De acordo com os manifestantes, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu a compra dos alimentos oriundos da agricultura familiar como também o fornecimento de merenda nas escolas municipais.
A vereadora Celidalva Soares (PCdoB), liderou o protesto e revela que mesmo sendo situação jamais se calaria diante do problema. “A Cooperativa da Agricultura familiar venceu a licitação para vender a merenda escolar o município, é um direito desse povo, e não vamos aceitar a falta do alimento para nossos alunos, esse é apenas o primeiro de vários protestos que faremos até resolverem”, diz a vereadora.
Girlene é representante do Movimento de Organização Comunitária – MOC e esteve apoiando o protesto da população de Ichu. “Essas mulheres estão buscando outras formas de renda através da agricultura familiar, então o município não está sendo parceiro dos grupos de produção, além disso é alimentação saudável para nossas crianças”, fala Girlene.
Procurado pela reportagem do Ichu Notícias, a secretaria de educação informou que até o momento o município já comprou 39% da agricultura familiar, valor que estar acima dos 30% determinado por lei. Sobre a dívida com a cooperativa a secretaria reconheceu que existe um restante a ser pago e que até dezembro tudo será resolvido.
Em entrevista ao site Ichu Noticias o secretário Carlos Herivelton disse que o recurso do governo federal destinado para a merenda não tem sido suficiente e que o município vinha complementando. “Devido à crise financeira que o município vem enfrentando este valor do complemento foi cortado até o final de ano, uma medida para que as contas do prefeito não fechem no vermelho”, diz o secretário.
Foto: Valdir Carneiro