O G1/BA publicou neste sábado uma ampla reportagem sobre o jovem coiteense que ‘flagrou’ clarão por volta das 22h40 da última terça-feira, 20, que deixou muita gente assustada com uma bola de fogo que entrou na atmosfera terrestre, seguido de explosão e forte clarão visto em Salvador, região metropolitana e vários outros pontos da Bahia.
As imagens captadas por Alexsandro Mota, 18 anos, foi mostrada em vários sites e jornais do Brasil e de lá para cá o jovem quem sonha em ser profissional da astronomia virou celebridade. Jornal Nacional exibiu a imagem e também do sistema Globo o G1 nacional estampa a foto de Alessandro neste sábado.
Apaixonado por astronomia e movido pela curiosidade, o estudante decidiu, por conta própria, mergulhar nos estudos para entender os mistérios do espaço e chegou aos mais de 1,3 milhão de seguidores após começar a divulgar nas redes sociais o que aprende diariamente.
“A paixão por astronomia surgiu desde criança. Sempre gostei de observar o céu e me perguntava o que eram aqueles pontos brilhantes que apareciam à noite e me propus a procurar respostas”, destaca.
Na casa onde mora com os pais e uma irmã, Alexsandro montou uma estação de monitoramento de meteoros e outros fenômenos. Em seu blog, intitulado “Mistérios do espaço”, Alexsandro escreveu sobre o episódio e postou o vídeo que conseguiu gravar, utilizando uma câmera especial.
“Como a câmera estava virada para outro lado, já que nunca sabemos ao certo onde e quando um meteoro pode surgir, só consegui registrar a imagem do clarão. Segundo o que foi divulgado até agora, tratou-se de um meteoro, que explodiu sobre o oceano”, conta o jovem.
Fã de Carl Sagan, cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo e escritor norte-americano — considerado um dos maiores divulgadores de ciência de todos os tempos –, o estudante diz que, atualmente, o blog, que tem publicações diárias, tem média tem 500 mil a 1 milhão de visualizações mensais. Os assuntos são divididos por editorias, como “Eventos astronômicos”, “Planetas”, “Galáxias”, “Astrobiologia”, “Estrelas”, “Física” e “Universo”.
Alexsandro concluiu o ensino médio em 2016 e, agora, se planeja para ingressar numa faculdade. A preparação tem sido com a ajuda da internet, livros e artigos.
CN * informações G1 BA * por Alan Tiago