Os vereadores Lucas Wiliam e Robson Rogério, fizeram duras críticas ao prefeito de Riachão do Jacuípe Zé Filho durante a sessão desta quinta-feira, 22, em relação ao transporte de universitários. De acordo com os vereadores, o prefeito pretende reduzir o número de ônibus deixando de atender uma parte dos alunos que estudam em Serrinha e Feira de Santana.
O vereador Lucas Wiliam ressaltou a promessa de campanha e chamou o prefeito de “demagogo”. “Se o prefeito foi demagogo em campanha e prometeu o que o município não tem condições cumprir, nós não temos culpa”.
Lucas ainda disse que não precisa ônibus com ar condicionado e sugeriu para que a gestão troque os ônibus. “Não precisa de ar condicionado, e nem lanche, o que eu quero é o transporte para os estudantes para que os mesmos tenham condições básicas de se deslocarem para suas respectivas faculdades”, completou.
O vereador Robson Rogério também fez questionamentos sobre os compromissos firmados em campanha. “Existe um ditado popular que diz que o homem não é obrigado a prometer nada, mas se ele promete é obrigado a cumprir. Então o prefeito prometeu em campanha que os estudantes teriam um transporte gratuito de qualidade e agora está querendo recuar”, ressalta.
O secretário de educação Mário Jorge, informou que desde o ano passado foi feito um acordo com os estudantes que a gestão teria responsabilidade com dois ônibus para Feira de Santana e que outros seriam de responsabilidade da Associação do Estudantes de Riachão do Jacuípe (AERJ). Porém, de acordo com o secretário, a cada semestre aumenta o número de estudantes e que fica inviável a prefeitura arcar com toda despesa.
Ainda de acordo com o secretário, os dois ônibus continuam rodando para Feira de Santana, mas que a associação precisa se organizar melhor no controle financeiro. Para Mário, a prestação de contas e o controle de alunos é indispensável para o dialogo entre gestão e estudantes.