A Igreja Católica comemora a solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (31) e um tapete ao redor da Praça da Matriz marca a tradicional procissão em Riachão do Jacuípe.
Desde a madrugada, que fiéis de várias pastorais estiveram trabalhando para a confecção dos tradicionais tapetes nas ruas do centro de Riachão. Por volta das 09h30 já estava tudo pronto para a realização da Santa Missa que começou às 10h00 da manhã, e encerrou depois das 11h30 com a procissão.
História de Corpus Christi
A Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.
A festa é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.
Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.
A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
De acordo com o pároco da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Wesdras, ressalta a importância da data para a igreja católica. “É uma forma de celebrarmos e a busca por mais amor, misericórdia, ser mais solidário, e buscar também um mundo mais justo. É isso que Deus quer de nós”, disse.
Redação Jacuípe News
Foto: Agenor Filho – DRT: 7228