Aconteceu no último domingo, 21, na área do Posto Águia em R. do Jacuípe, o 1º Encontro da Família Cedraz com membros de Riachão, Coité, Ichu, Feira de Santana, Mairi, Jacobina, Salvador e Queimadas. Idealizado por Amanda Cedraz, o evento tem como objetivo reunir familiares, amigos e divulgar a cultura regional.

Na oportunidade, Orlando Matos de Conceição do Coité, fez um relato sobre o seu livro que apresenta a história de Martinha, evidenciando o surgimento da família Cedraz.
De acordo com o historiador, através dos relatos de descendentes e documentos encontrados, o sobrenome Cedraz originou-se de Manuel Cedraz Oliveira que pertencia a família Oliveira Maya. Manuel era proprietário de uma fazenda com grande quantidade de árvores Cedro, as quais cedia para igrejas construírem altares e portas, por conta disto ganhou o apelido de Cedraz, decidindo por tornar este seu sobrenome.

A cantora Carol Silva animou a festa com um repertório variado não deixando ninguém parado. O evento homenageou o o cartunista Antônio Cedraz, criador da Turma do Xaxado. Os organizadores já pensam na segunda edição em 2020.