O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1 de outubro. Este dia foi instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidados com a população mais idosa.
A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
Em Riachão do Jacuípe, a data foi lembrada pela Secretaria de Assistência Social do Município que desenvolveu nesta terça-feira, 01, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) atividades como massoterapia, confecção de documentos, fisioterapia, testes rápidos de glicemia e pressão arterial, palestra sobre alimentação, atividade física e outros.
Para muitos idosos, participar de um dia como este, é uma terapia. É o que ressalta a dona Inês Ferreira Matos, 73 anos, que diz sentir-se bem melhor após a prática de atividades físicas. “Eu me sinto mais leve, é uma verdadeira terapia, aqui eu converso, faço amizades, adoro fazer amizades”, afirma a idosa.
Para a secretária de Assistência Social Anaílza Carneiro, o dia marca a garantia dos direitos dos idosos. “ Estamos aqui para garantir esses direitos, mostrando aos idosos e aos familiares todos os cuidados que devemos ter com a classe idosa”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, em Riachão do Jacuípe vários idosos tem sofrido com a violação dos direitos. “Estamos tendo uma série de denúncias de familiares que maltratam seus idosos, outros estão sofrendo violência física por conta até mesmo do benefício que recebem, então o nosso papel é proteger e acompanhar esses casos”, acrescenta.
O evento no dia do idoso, também deu início a campanha do ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção ao Câncer de Mama e contou com a parceria da Secretaria de Saúde e o Instituto de Saúde e Assistência Social (ISAS).
Redação Jacuípe News
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.