A aceleração da transformação digital aumentou a interatividade e com isso o consumidor passou a usar as redes sociais para expressar suas impressões e insatisfações.
Diante desse contexto, tornou-se cada vez mais importante que as empresas busquem a preservação de suas reputações digitais, estando ou não nas redes sociais. Monitorar o que ocorre na internet é essencial, visto que manifestações digitais podem acontecer e ocasionar a perda da credibilidade no mercado.
As práticas digitais de colaboradores,funcionários ou até mesmo terceirizados devem ser monitoradas, através de varreduras periódicas para identificação de incidentes, haja vista os riscos legais, financeiros e institucionais que podem ocorrer. Indispensável ainda, a criação de Código de Conduta com diretrizes claras sobre a política interna da empresa. Deve-se dar ampla divulgação e treinamento,ressaltando sempre o compromisso com o sigilo profissional e a necessidade de proteção de fato relevante.
As empresas precisam estar preparadas ainda, para a possibilidade de criação de perfil falso da organização ou de seus representantes.Isso pode acarretar em incidente de imagem ou risco reputacional, ensejando a adoção de medidas rápidas para a exclusão do perfil falso.
Para uma blindagem legal seguem algumas sugestões: realizar um planejamento estratégico antes de se aventurar nas redes sociais, para que as contas estejam de acordo com os Termos e Condições de uso dos canais escolhidos; elaborar Código de Conduta e Manual de Uso da marca nas redes sociais; monitoramento das publicações e atenção ao conteúdo confidencial; treinamento da equipe responsável pela administração das contas nas redes sociais.
Disponibilize informações claras e sempre responda de forma ágil as mensagens enviadas por seus consumidores.
Estamos diante de um mercado muito contencioso judicialmente, sendo necessário que as empresas adotem boas práticas e estejam preparadas para lidar com situações negativas.
Cristina Rios:
Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista em Direito Desportivo pela Universidade de Araraquara ( UNIARA) e Pós-graduanda em Direito Digital pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC). Membro da Comissão Estadual da Mulher Advogada da Bahia. Founder/CEO da Oliveira & Rios Sociedade de Advogados.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.