Advogada fala sobre blindagem legal de empresas nas redes sociais

A aceleração da transformação digital aumentou a interatividade e com isso o consumidor passou a usar as redes sociais para expressar suas impressões e insatisfações. ⁣

Diante desse contexto, tornou-se cada vez mais importante que as empresas busquem a preservação de suas reputações digitais, estando ou não nas redes sociais. Monitorar o que ocorre na internet é essencial, visto que manifestações digitais podem acontecer e ocasionar a perda da credibilidade no mercado.⁣

As práticas digitais de colaboradores,funcionários ou até mesmo terceirizados devem ser monitoradas, através de varreduras periódicas para identificação de incidentes, haja vista os riscos legais, financeiros e institucionais que podem ocorrer. Indispensável ainda, a criação de Código de Conduta com diretrizes claras sobre a política interna da empresa. Deve-se dar ampla divulgação e treinamento,ressaltando sempre o compromisso com o sigilo profissional e a necessidade de proteção de fato relevante. ⁣

As empresas precisam estar preparadas ainda, para a possibilidade de criação de perfil falso da organização ou de seus representantes.Isso pode acarretar em incidente de imagem ou risco reputacional, ensejando a adoção de medidas rápidas para a exclusão do perfil falso.⁣

Para uma blindagem legal seguem algumas sugestões: realizar um planejamento estratégico antes de se aventurar nas redes sociais, para que as contas estejam de acordo com os Termos e Condições de uso dos canais escolhidos; elaborar Código de Conduta e Manual de Uso da marca nas redes sociais; monitoramento das publicações e atenção ao conteúdo confidencial; treinamento da equipe responsável pela administração das contas nas redes sociais. ⁣

Disponibilize informações claras e sempre responda de forma ágil as mensagens enviadas por seus consumidores. ⁣

Estamos diante de um mercado muito contencioso judicialmente, sendo necessário que as empresas adotem boas práticas e estejam preparadas para lidar com situações negativas.

 

Cristina Rios:

Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista em Direito Desportivo pela Universidade de Araraquara ( UNIARA) e Pós-graduanda em Direito Digital pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC). Membro da Comissão Estadual da Mulher Advogada da Bahia. Founder/CEO da Oliveira & Rios Sociedade de Advogados.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.