Mais uma pesquisa eleitoral é impugnada pela Justiça em Pé de Serra
O Juiz Marco Aurélio Bastos de Macedo da 114º Zona Eleitoral de Riachão do Jacuípe, impugnou nessa quarta-feira (21), a divulgação de uma pesquisa eleitoral no município de Pé de Serra, realizada pelo Instituto ÁGORA que foi contrata pelo site Hora 1 Notícias e divulgada e divulgada no dia 11 de setembro de 2020, sendo a primeira pesquisa registrada feita no município neste ano apontava favoritismo do candidato Edgar Mirando da coligação Para Mudar Pé de Serra.
Ainda segundo a decisão do Juiz Marco Aurélio, são apontadas irregularidades como o número de entrevistados pesquisados em cada setor censitário, bem como, ausente a informação da composição quanto ao gênero, idade, grau de escolaridade e nível econômico dos entrevistados na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral.
“Todavia, pelos documentos juntados à presente impugnação e em consulta ao Sistema PesqEle, observa-se que a empresa responsável pela pesquisa registrada sob n. BA-02820/2020 limitou-se a indicar que aludida pesquisa foi realizada na “Sede Povoado de Aroeira Povoado de Santo Antônio Povoado de Santo Agostinho Povoado de Ouricuri Povoado de Lagoa do Pé do Morro”. Nesse caso, conquanto apontados os povoados em que a consulta foi realizada, entendo que a simples menção à realização ter ocorrido também na sede, não atende à exigência regulamentar no sentido de que, ausente a delimitação dos bairros, deve ser indicada, ao menos, a(s) área(s) da cidade em que foi realizada. Não bastasse, a Resolução TSE n. 23.600/19 também exige que seja expressamente apontado o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário, o que não foi feito”, afirmou o juiz na decisão.
O juiz também determinou a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa em até 24 horas sob pena de multa, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Essa é a segunda pesquisa impugnada na cidade, uma apontava vitória do candidato do DEM Antônio Joílson e essa agora apontava frente para Edgar Mirando PSD.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.