A prefeitura de Mata de São João, no Litoral Norte baiano, liberou o uso de máscaras em ambientes abertos. A medida saiu no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (3) e vale até o dia 11 de novembro, quando a flexiblização será avaliada ou estendida. No entanto, em todos os espaços fechados, como transporte público, continua a obrigatoriedade da proteção facial.
Em Mata de São João, que abriga a localidade de Praia do Forte, as praias seguem abertas, seja para uso de banhistas, comércio de ambulantes e esportes náuticos. No decreto, o município também aumentou o número de pessoas permitidas em eventos. Saiu de 1,1 mil para 3 mil participantes. A permissão vale para eventos com venda de ingressos, festas de casamento, congressos corporativos, feiras, atos religiosos, além de eventos urbanos e rurais.
Nesses eventos, no entanto, a prefeitura cobra protocolos de segurança, mas não detalhou como seriam. Uma das justificativas apontadas no decreto para flexibilizar as medidas é o “avanço da vacinação” no município e a melhora nos indicadores da Covid-19, a exemplo de ocupação de leitos de UTI, média móvel de novos casos, e taxa de transmissão do novo coronavírus.
Além de Mata de São João, outras cidades baianas já liberaram o uso de máscaras ao ar livre, casos de Brumado e Porto Seguro. Fora da Bahia, a flexibilização já ocorre no Rio de Janeiro e em Brasília.
Fonte: BN
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.