Na manhã desta quarta-feira, 01 de junho, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe realizou o Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Organizado pelas secretarias do Trabalho, Assistência Social, Cidadania e Justiça, de Educação e de Saúde, o evento contou com a discussão de eixos relacionados aos direitos das crianças e adolescentes.
O fórum, que teve participação efetiva da sociedade civil organizada debateu os seguintes eixos: 1 – Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância; 2 – Educação de qualidade para todos; 3 – Hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; 4 – Oportunidade de Educação, Trabalho, e Formação Profissional para Adolescentes e Jovens; 5 – Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem- Estar de Crianças e adolescentes na segunda década da vida; 6 – Prevenção e respostas às violências contra crianças e Adolescentes; 7 – Proteção Social e Atenção Integral para Famílias Vulneráveis via Serviços Intersetorial; e 8 – Participação Cidadã e Gestão por Resultados.
O Selo UNICEF como certificação internacional dada pelo Fundo Internacional das Nações Unidas (UNICEF) aos municípios, propõe a melhoria de indicadores sociais referentes à educação, saúde e assistência social (integral) para crianças e adolescentes.
“O selo não é uma luta da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Educação, nem da Secretaria de Saúde, mas uma luta de todos nós. Porque, se perdemos o selo, quem perde somos todos nós. Perdem as nossas crianças e adolescentes, por isso, precisamos andar todos juntos, de mãos dadas, poder público e sociedade civil organizada”, destacou a secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira.
“O objetivo do NUCA é favorecer e organizar os envolvimentos em rede e debates sobre desenvolvimentos e desafios para suas próprias idades”, leu a sobre a definição do Núcleo de Cidadania do Adolescentes, a jovem Tabita Jorim.
“A gente entende que fortalecer as políticas públicas, fazer com que os direitos sejam eficazes é de grande importância para o nosso município”, lembrou Ana Carla Roma, articuladora municipal do Selo UNICEF.
“Espero que nosso município receba o Selo certificando o quanto estamos lutando pela melhoria da qualidade de vida de nossas crianças, jovens e adolescentes. Temos nos esforçados através do trabalho de cada secretário e servidores da gestão pública. Os números dos avanços apresentados hoje por cada Secretaria, mostra todo este esforço e dedicação para melhorar a qualidade de vida em nosso município”, defendeu o prefeito Carlos Matos.
Os indicadores sugeridos pelo prefeito, responsável por assinar a importante adesão ao Selo UNICEF, foram apresentados por meio de números de atendimentos, após remapeamento total da rede de saúde do município, adesão a programas educacionais, buscas ativas, trabalho dos Agentes de Saúde e outras ações detectadas pelos diagnósticos das Secretarias de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
O Fórum foi encerrado após apresentação dos resultados sistêmicos de cada eixo de discussão. Sua próxima etapa é colocar em prática ações resultantes do debate no Fórum Comunitário.
Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.