A Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão, em uma operação contra o garimpo ilegal de ouro, nas cidades de Cansanção e Monte Santo, no território do sisal. A ação foi iniciada na manhã desta terça-feira (30).
Caixas com dinheiro já foram apreendidas, contudo, o valor ainda não foi divulgado. Durante as investigações, a PF identificou o grupo de garimpeiros que usava explosivos e mercúrio, uma substância altamente tóxica, para extrair ouro nos garimpos ilegais, que ficam nas zonas rurais dos municípios.
Segundo o g1 os garimpeiros compravam, arrendavam e muitas vezes invadiam as terras onde havia o indício de ouro, para extraí-lo. Além disso, faziam acordos entre eles, permitindo a atividade ilegal mediante o pagamento de “royalties”, ou contratavam pessoal para trabalhar mediante pagamento de diárias.
Além de desmontar o grupo criminoso, a Operação Velho Ouro também investiga a usurpação de bens da União. Os investigados responderão por associação criminosa, extração de recursos minerais sem autorização, importação e armazenamento de substância tóxica.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.