A Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos de Carga em Rodovias (Decarga), conseguiu recuperar no dia de ontem (1º), um caminhão carregado com 14 toneladas de café da marca Maratá que teria sido roubado dias antes na localidade de Paraguaçu, município de Rafael Jambeiro.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista do caminhão se apresentou a delegacia informando que foi surpreendido por assaltantes armados com pistolas no momento em que precisou reduzir a velocidade, ao passar por um quebra-molas.
Após ser rendido, o motorista foi sequestrado e levado para um cativeiro, onde permaneceu por várias horas sob a mira de armas de fogo. No mesmo momento parte da quadrilha seguiu com o caminhão para desovar a carga em outro local.
Com base na informação de que o caminhão estava com pouco combustível, investigadores da Decarga realizaram uma varredura em um raio de 50km checando todos os postos de combustíveis da região até encontrar o registro de imagens de câmeras de segurança do caminhão.
As imagens mostram o momento exato em que o caminhão foi abastecido e um dos membros da quadrilha manuseou o celular e mostrou a tela do aparelho para o frentista do referido posto.
Os investigadores descobriram que o pagamento do combustível foi realizado através de uma transferência bancária tipo PIX e com isso foi descoberto o CPF vinculado à transferência.
Após checagem, a equipe da Decarga descobriu o endereço de uma mulher na cidade de Barra da Estiva, a qual estava na posse de toda mercadoria roubada.
A mulher confessou a participação no crime, revelando a identidade dos demais integrantes da quadrilha. A mesma foi autuada em flagrante pelo crime de receptação qualificada e ficará à disposição da justiça.
O Delegado titular da Decarga, Gustavo Coutinho contou em entrevista ao Acorda Cidade que a carga recuperada está avaliada em mais de R$300 mil e a quadrilha responsável pelo roubo pertence à região da Chapada Diamantina.
“Todos os indivíduos foram identificados e são do município de Barra da Estiva. Nós vamos agora investigar se essa quadrilha tem relação com outras quadrilhas, inclusive quadrilhas de receptadores. Porque se existem os assaltantes visando o roubo da carga, com certeza eles já têm em mente pessoas que adquirem essas cargas. Muitos receptadores, proprietários de mercadinhos, mercados, que ficam ricos do dia para a noite é comprando e adquirindo cargas roubadas. Então, nós estamos visando mais esse público, esses comerciantes que praticam o crime de receptação. Já temos muitos nomes e o trabalho de investigação vai continuar, que é o trabalho da Polícia Civil para que possamos efetuar daqui para frentre novas prisões”, informou o delegado.
Esta é a segunda grande apreensão que a Decarga realiza neste início de ano.
“Recentemente tivemos uma apreenssão de uma grande quantidade de produtos que haviam sido roubados da marca Sadia e foi encontrado em Feira de Santana. E desta vez encontramos uma carga de café da marca Maratá. Toda carga foi recuperada e entregue a um representante da marca aqui em Feira de Santana. Esse é um trabalho muito bonito de investigação, com prisão e apreensão de carga”, conluiu o delegado Gustavo Coutinho.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.