Em Feira de Santana, em menos de 15 dias deste ano, já foram registradas 28 notificações de casos de dengue, com os bairros Tomba, Feira X e George Américo, além do distrito de Humildes, liderando as ocorrências.
Em 2024 foram 6.651 casos confirmados da doença, sendo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, é o verão que o mosquito Aedes aegypti encontra condições ainda mais favoráveis para se reproduzir: as altas temperaturas associadas às chuvas esporádicas, redobrando os cuidados.
“O mosquito se reproduz facilmente em água parada. Por isso, é importante que a população esteja atenta e evite todas as formas de acumular água, como em vasos de plantas, pneus, caixas d’água abertas, lixos abertos, tampinhas, latas, entre outros recipientes”, explica a chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal.
Para alertar a população de Feira de Santana sobre a importância de combater o mosquito da dengue, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos realizarão mutirões nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. O primeiro mutirão ocorrerá na sede, e o segundo, no sábado subsequente, nos distritos.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira
A vacinação contra a dengue no dia 25 ocorrerá em todas as sete Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 13h, e na sede dos distritos em 1º de fevereiro.
Além disso, haverá faxinaço em bairros estratégicos, com o recolhimento de lixo e materiais inservíveis. Esse trabalho será detalhado ainda nesta semana pela Secretaria de Serviços Públicos.