Conceição do Coité, no semiárido baiano, será a próxima parada do Estúdio Fatú – Fotografia Itinerante, com três ações gratuitas que valorizam a memória e a identidade local por meio da fotografia.
No dia 17 de abril, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, o estúdio será montado na feira livre da cidade, em frente ao Mercado Municipal Theógnes Antonio Calixto, das 08h às 11h. Coiteenses e visitantes poderão ser fotografados e levar para casa sua fotografia impressa na hora, em tamanho 10x15cm.
“É uma alegria imensa poder realizar essa intervenção urbana fotográfica na feira livre, um espaço tão histórico e simbólico para nosso município, que reúne a diversidade de povos da nossa região: pessoas da zona rural, do centro, das periferias, dos quilombos, enfim, nossa gente!”, relata a fotógrafa coiteense Iris Brito Lopes, reconhecida artisticamente como Retina Retinta.
Dentre os retratos realizados na feira, 20 serão ampliados em tamanho A3 para compor uma exposição no Centro Educacional Ana Rios D’Araújo. As pessoas que tiverem suas imagens expostas poderão retirá-las ao final da mostra, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Como parte das atividades do projeto, no dia 15 de abril será realizada uma oficina de fotografia no Campus XIV da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), promovendo o intercâmbio de saberes em uma instituição pública baiana. Os participantes da oficina também poderão acompanhar a montagem do estúdio na feira.
Todo o evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. O projeto faz parte do Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).
INTERCÂMBIO
O Estúdio Fatú atravessa cidades conectando memória e identidade por meio da fotografia. Com este projeto de intercâmbio, esteve em Aracaju (SE), realizando a montagem do estúdio de rua em março e o lançamento de uma exposição em abril.
“O projeto nasceu com a proposta de valorizar memórias e identidades por meio da fotografia itinerante, e estrear em Coité com uma oficina no dia 15 e o estúdio no dia 17 potencializa essa conquista e essa entrega à comunidade. Espero que essa experiência aproxime ainda mais as pessoas da fotografia enquanto ferramenta de expressão e pertencimento, trazendo novas histórias e conexões”, ressalta Maia Gonçalves, fotógrafa e idealizadora do Estúdio Fatú.
ESTÚDIO FATÚ
Fundado em 2023, o Estúdio Fatú é um coletivo composto por quatro mulheres baianas: as fotógrafas Íria Barbosa (Jacobina), Íris Brito Lopes (Conceição do Coité), Maia Gonçalves (Irecê) e a produtora executiva Juliana Carolina (Salvador).
O projeto tem como referência as fotografias da África Ocidental entre as décadas de 1950 e 1960, bem como a regionalidade nordestina. Já fotografou mais de 200 pessoas em cinco cidades.
O nome “Fatú” é uma homenagem à fotógrafa malinesa Fatoumata Diabatè, que esteve em Salvador (BA) em 2022, compartilhando a metodologia dos estúdios fotográficos de rua durante a Residência Estúdio África, da qual participaram as fotógrafas do coletivo.
“Montar o estúdio nesse ambiente, fotografar e entregar as imagens impressas gratuitamente fortalece a valorização das diversidades e da beleza do cotidiano. Em meio aos desafios, seguimos registrando histórias, ampliando memórias e aproximando pessoas através da fotografia”, pontua a produtora executiva Juliana Carolina.
Chegue junto e venha pegar sua foto! Para saber mais, acompanhe o Estúdio Fatú no Instagram: @estudiofatu
