Operação para retirar baleia da praia de Coutos deve durar dois dias

Desde cedo, 22 agentes da equipe de operações especiais da Limpurb estão numa força-tarefa para a retirada da carcaça de baleia-jubarte que está encalhada na praia de Coutos, numa ação em conjunto com o Instituto Baleia Jubarte. A operação deve durar até dois dias.

O trabalho é feito com a utilização de facas de açougue para retalhar a carcaça e assim poder fazer o transporte até o caminhão e o Aterro Metropolitano. “Todos os nossos agentes estão devidamente padronizados com equipamentos de proteção individual, como máscara, luva, bota e óculos, para garantir a segurança de cada um”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Estão sendo utilizados três caminhões e uma caixa coletora de 5m³. A previsão é que os trabalhos sigam até a maré continuar baixa, ou seja, por volta das 15h. Após esse horário, a ação será retomada amanhã, a partir das 7h30, com uma equipe reforçada de 44 agentes.

Esta é a segunda baleia da espécie jubarte que morre em menos de 24 horas na praia do Subúrbio de Salvador. Um representante do Instituto Baleia Jubarte informou que a presença e o encalhe de jubartes são comuns nesta época do ano, período no qual os animais chegam à costa brasileira para reproduzir.

VN

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.