Um convite para se libertar das amarras sociais e ser quem podemos e queremos ser, essa é a mensagem do single “Refúgio”, da cantora e compositora baiana Karol Freitas, que será lançado no dia 19 de março, junto com o videoclipe da música. Em ritmo de samba-canção, Karol nos envolve com sua voz doce e potente, numa melodia terna que mistura força e acalanto. O single integra o álbum homônimo da cantora, com estreia programada para abril. O pré-save da música já pode ser realizado em diversas plataformas digitais através deste link ou do instagram @soukarolfreitas.
Natural de Feira de Santana, Karol Freitas formou-se como advogada, mas a música esteve presente durante toda a sua vida. Segundo a cantora, foi na música em que ela encontrou o seu próprio refúgio, transformando seus conflitos e lutas pessoais em canções. O single, que inaugura seu primeiro EP, vem fazer um chamado a todos que, por algum motivo, não se encaixam em padrões, a procurarem uma motivação para viverem melhor e mais felizes.
“Todos nós buscamos algum tipo de válvula de escape para aliviar o estresse, nossos medos e angústias. Acabamos muitas vezes mergulhando no trabalho, em tentativas de aprovação social ou levando uma vida que, no íntimo, não desejamos. A mensagem que trago nessa música é de que não há nada melhor do que sermos nós mesmos”, afirma a cantora.
“Refúgio” é uma composição em coautoria com o multinstrumentista e produtor musical Felipe Guedes, também parceiro de outras canções do primeiro EP de Karol, que também revela uma mistura de musicalidades envolvendo samba, bossa nova e a nova MPB. Outra grande contribuição vem da coautoria do cantor e compositor Ian Lasserre, na música “Eu vim de lá”.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do single e clipe “Refúgio”, de Karol Freitas
Quando: 19 de março à meia noite (single) e às 18h (clipe)
Onde: • Youtube: /karolfreitas
- Instagram: @soukarolfreitas
- Spotify: Karol Freitas
FICHA TÉCNICA – REFÚGIO
Composição: Karol Freitas e Felipe Guedes
Intérprete: Karol Freitas
Violão: Felipe Guedes
Cello Virtual: Dinho Filho e Felipe Guedes
Violino: Felipe Guedes
Guitarra: Gabriel Matos
Baixo Elétrico: Felipe Guedes
Piano: Léo Menezzes
Bateria: Tymas Araújo
Percussão: Dinho Filho
Arranjos e direção musical: Dinho Filho
Engenharia de gravação, mixagem e masterização: Dinho Filho
Produção executiva: Geraldo Barretto
Gravação no Gato Preto Estúdio – Feira de Santana/BA (jan/2020)
QUEM É KAROL FREITAS
Com um repertório variado, Karol Freitas passeia entre o MPB, a bossa nova e o samba jazz, sempre realçando a riqueza da música brasileira, mas também trazendo elementos universais que conseguem traduzir suas emoções. Além de cantora, Karol descobriu-se compositora e lançou, em 2017, o seu primeiro single junto com o clipe, “Fio da Navalha”, uma bossa nova feita com Felipe Guedes e o cantor e compósito soteropolitano Ian Lasserre.
Desde então, já lançou mais cinco singles autorais. Entre eles estão “Conto de Ijexá” (2018), que conta com um clipe ambientado no mar do Rio Vermelho, e “Adultescência (Crescer Dói)”, em parceria com o cantor Daniel Dandê (2018). Ainda em 2018, lançou a faixa “Eu perco a razão”, com participação do grupo Roça Sound, retratando a violência urbana e as sensações coletivas de medo.
Em 2019, em coautoria com a rapper feirense MC Duquesa, surgiu a canção “A Cor da Solidão”,que fala da solidão da mulher negra, uma vez que, estatisticamente,é a mulher negra que sente na pele os efeitos do preterimento durante toda a vida. Mulheres que,mesmo almejando estabelecer um relacionamento amoroso, passam a ser vistas somente pelo seu sexoexpropriado e hipersexualizado. A música, que mescla samba com o rap, fala, acima de tudo, de representatividade.
No ano de 2018, Karol foi finalista do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, em Feira de Santana, com a canção “Samba da Caminhada”, outra parceria com Felipe Guedes.Agora, a artista se prepara para lançar seu primeiro EP com canções autorais, intitulado “Refúgio”, que também contará com direção musical de Dinho Filho.
De formação, além de cantora e compositora, Karol Freitas é advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Desde a adolescência, fazia aulas de teatro no Curso Livre do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana, sua cidade natal, tendo feito, ainda durante a faculdade de Direito, aulas de canto na extensão da Escola de Música da UFBA – o que impulsionou ainda mais o seu desejo de atuar no campo das artes, não somente como cantora e atriz, mas também na seara da produção.
Já produziu shows de diversos artistas e bandas, foi produtora do projeto semanal “Rota Sons” na Varanda do SESI, fez a produção do show de lançamento do álbum “Sonoridade Pólvora”, do cantor e compositor Ian Lasserre, além de fazer a produção executiva do videoclipe “Maré”, lançado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com o diretor de filmagem Matheus Pirajá.Karol também atuou como produtora de outros artistas e bandas baianas como a Afrodendê, Paulo Giron, Catala à Brasileira, KombiNação, Carol Soares e produziu a gravação do DVD do cantor Gil Camará. Atuou, ainda, na coordenação cultural de outros eventos como o Encontro Nacional de Estudantes de Direito e do Café Filosófico da Faculdade Anísio Teixeira – FAT.
É radialista e já foi âncora do programa Sábado Livre na Rádio Sociedade News FM 102.1 de Feira de Santana. Atualmente, é assessora de comunicação, redatora publicitária e concluinte do curso de Jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira.
* Todos os trabalhos citados estão disponíveis em todas plataformas digitais.
Atendimento à imprensa
Gisele Santana – (71) 98872-5492 | contato@gicomunica.com
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.