Feira de Santana já registra 28 casos de dengue nos primeiros dias do ano

Em Feira de Santana, em menos de 15 dias deste ano, já foram registradas 28 notificações de casos de dengue, com os bairros Tomba, Feira X e George Américo, além do distrito de Humildes, liderando as ocorrências.

Em 2024 foram 6.651 casos confirmados da doença, sendo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, é o verão que o mosquito Aedes aegypti encontra condições ainda mais favoráveis para se reproduzir: as altas temperaturas associadas às chuvas esporádicas, redobrando os cuidados.

“O mosquito se reproduz facilmente em água parada. Por isso, é importante que a população esteja atenta e evite todas as formas de acumular água, como em vasos de plantas, pneus, caixas d’água abertas, lixos abertos, tampinhas, latas, entre outros recipientes”, explica a chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal.

Para alertar a população de Feira de Santana sobre a importância de combater o mosquito da dengue, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos realizarão mutirões nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. O primeiro mutirão ocorrerá na sede, e o segundo, no sábado subsequente, nos distritos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira


A vacinação contra a dengue no dia 25 ocorrerá em todas as sete Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 13h, e na sede dos distritos em 1º de fevereiro.

Além disso, haverá faxinaço em bairros estratégicos, com o recolhimento de lixo e materiais inservíveis. Esse trabalho será detalhado ainda nesta semana pela Secretaria de Serviços Públicos.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.